quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Eminem na lista dos 50 Melhores Versos de Participação


O verso de participação tem um nível lendário de importância no hip-hop. Muitas vezes é através de participações que novas estrelas surgem e as atuais reafirmam seu domínio. Os espíritos de competição e colaboração são ambos essenciais para o rap, e em nenhuma ocasião eles estão mais em jogo do que durante um verso de participação. Sendo assim, o site da revista Complex criou uma lista dos 50 Melhores Versos de Participação de Todos os Tempos, e Eminem marcou presença 4 vezes:

40. Eminem em "Patiently Waiting" do 50 Cent (2003)
álbum: Get Rich Or Die Tryin'
produtor: Eminem
gravadora: Shady/ Aftermath/ Interscope

Eminem consegue cobrir todas as bases nesta dominante participação especial de Get Rich Or Die Tryin'. Ele se gaba sobre seus poderoso movimentos na Shady Records ("Y'all know what time it is as soon as 50 signs on this dot"), se compara a lendas do rap ("Take some Big and some Pac and you mix them up in a pot/Sprinkle a little Big L on top, what the fuck do you got?") e joga um típico encerramento de mau gosto ("Shady Records was eighty seconds away from the towers/Some cowards fucked with the wrong building, they meant to hit ours").

O único problema é que Em abalou tanto com seu verso que fez o 50 parecer quase amador por comparação.

 27. Eminem em "Dead Wrong" do Notorious B.I.G. (1999)
álbum: Born Again
produtor: Chucky Thompson, Mario Winans, Sean Combs
gravadora: Bad Boy

Um das poucas parcerias redentoras do projeto Born Again é que Eminem faz um bom trabalho em respeitar o conceito distorcido da faixa original de 1993 do Biggie na versão atualizada de "Dead Wrong". Abrangendo bestialidade, demembramento, canibalismo, e assassinato por razões de insanidade (dificilmente uma nova área para Slim Shady), Em executa sua marca registrada de técnica de rimas multi-silábicas com tanta certeza que ele consegue sobreviver dividindo o palco com o Rei de Nova York e sair com sua dignidade intacta, um feito que pouquíssimos MCs podem reivindicar.

O que o verso de Marshall pode faltar em choque (pelo menos em comparação aos versos brutais de B.I.G.) é mais compensado pela 'entrega' aparentemente fácil e um flow de nível A.

11. Eminem em "Forgot About Dre" de Dr. Dre (1999)
álbum: 2001
produtor: Dr. Dre, Mel-Man
gravadora: Aftermath, Interscope

Eminem ativa completamente o modo Slim Shady louco aqui, que é quando ele está em seu melhor, de qualquer maneira. Para todos os estilos do Eminem, nada se compara ao cara que manda coisas como, "Slim Shady hotter then a set of twin babies/In a Mercedes Benz with the windows up/When the temp goes up to the mid-80s". Esse flow maníaco e staccato é toda a razão pelo mundo do rap ter adotado Marshall Mathers em primeiro lugar.


4. Eminem em "Renegade" do Jay-Z (2001)
álbum: The Blueprint
produtor: Eminem
gravadora: Roc-A-Fella, Def Jam

Para ser justo com o Jay, esta faixa foi originalmente criada pelo Eminem e Royce Da 5'9", por isso é certo que Slim Shady deveria "matá-lo" em sua própria música, uma vez que o Eminem sempre parece tão confortável em suas próprias batidas.

Se declarando "o novo Ice Cube", Eminem responde aos seus críticos de modo tipicamente irreverente, atacando de volta os pais irritados e benfeitores com a Bíblia que o rotularam como uma má influência à juventude da América. "See I'm a poet to some, a regular modern-day Shakespeare/Jesus Christ, the king of these Latter Day saints here" começa seu segundo verso, provocando os cristãos enquanto apresenta um flow que vai se alterando. Dedo do meio pra vocês!

Confira a lista completa dos 50 Melhores Versos de Participação de Todos os Tempos no site: Complex.com

Fonte: Everything is shady

Nenhum comentário:

Postar um comentário