quarta-feira, 22 de maio de 2013

Editora de Eminem processa Facebook por violação de direitos autorais


Eight Mile Style diz que comercial do Facebook utilizou a música "Under The Influence" de Eminem.

A editora de música do Eminem está processando o Facebook e sua agência de publicidade, alegando que eles infringiram os direitos autorais do rapper de Detroit.

Na denúncia de 12 páginas, apresentada na segunda-feira em um tribunal federal de Detroit, a Eight Mile Style afirma que um anúncio do Facebook que foi transmitido online em 4 de abril copiou a música "Under The Influence" do Eminem.

O comercial de 30 segundos, chamado de Airplane, foi apresentado em um webcast pelo chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, para anunciar o Facebook Home, uma interface para celulares Android. Alguns espectadores no momento notaram uma semelhança entre a música no anúncio e a canção de Eminem.

A denúncia afirma que a agência de publicidade Wieden + Kennedy, de Portland, Oregon, copiou a música de Eminem "em uma tentativa de bajular o Facebook, atendendo aos gostos e interesses pessoais de Zuckerberg, e/ou invocar o mesmo tema irreverente" da canção do rapper.

Um porta-voz do Facebook se recusou a comentar sobre o processo.

Uma versão do comercial com nova música foi postada no YouTube alguns dias depois. Essa versão também já foi ao ar na televisão.

A ação judicial alega que a alteração "foi um admissão de que o Facebook sabia que tinha violado [os direitos autorais]."

Por outro lado, é importante observar que a Wieden + Kennedy foi a empresa por trás do famoso comercial de Eminem para a Chrysler no Super Bowl de 2011 - que contou com uma versão autorizada de "Lose Yourself".

O advogado da agência de publicidade, Guy Cohen, disse que "tem tomado medidas para assegurar que a versão anterior [do anúncio do Facebook] não esteja mais disponível publicamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário